, ,

BVS faz parte da agenda da ACURIL, em Porto Rico

 

A 43 ª Conferência Anual da Associação de Bibliotecas Universitárias, de Pesquisa e Institucionais do Caribe (ACURIL) está sendo realizada em San Juan (Porto Rico) durante os dias 09 e 14 de junho de 2013.

A Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) é um dos temas discutidos em sessão plenária com a apresentação “Redefinindo o desenvolvimento do profissional de informação para satisfazer as necessidades de sua área de pesquisa em saúde em território caribenho”.

A representante da BVS Porto Rico, Carmen Santos-Corrada, apresentou o desenvolvimento da BVS em seu país, focando especialmente os espaços de interação que estão sendo desenvolvidas para a rede colaborativa e seus usuários.

Ernesta Greenidge, de Trinidad e Tobago, compartilhou em plenária o desenvolvimento da BVS nacional e as ações que estão sendo feitas para o fortalecimento da rede e, consequentemente, a revitalização da Rede MedCarib e seus banco de dados. Também, Ernesta informou as ações de fornecimento de acesso público à informação em saúde, realizadas pelo Ministério da Saúde de Trinidad e Tobago.

Por sua vez, a representante da BIREME/OPAS/OMS, Verônica Abdala, deu uma visão geral sobre o papel das redes para o desenvolvimento da BVS na região da América Latina e do Caribe, especialmente para o registro da literatura de saúde produzidos em vários países da região. Na explanação, foram apresentadas as diferentes possibilidades de interoperabilidade e colaboração. Participantes do Haiti manifestaram interesse em ativar sua participação na Rede BVS, bem como a possibilidade de incorporar um banco de dados de plantas medicinais. Perguntas e comentários sobre acesso a informações sobre legislação de saúde foi um dos questionamentos surgidos durante a sessão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.