BVS-Veterinária realiza reunião de seu Comitê Consultivo

(por Rosa Maria Fischi)

 

A 3ª Reunião do Comitê Consultivo abordou os avanços obtidos pela BVS-Vet durante o ano de 2013, apontando o seu desenvolvimento em infraestrutura tecnológica e administrativa, além dos novos produtos e serviços oferecidos.

O grande destaque da reunião foi a apresentação do Portal de Revistas em Veterinária e Zootecnia, desenvolvido com o software livre OJS. Esta iniciativa tende a ser o maior subproduto da BVS-Vet e tem como objetivo contribuir para a visibilidade da produção científica brasileira das áreas de medicina veterinária e zootecnia, promovendo a publicação de revistas científicas em acesso aberto.

Sobre o processo de certificação e desenvovilmento da BVS-Vet, a BIREME/OPAS/OMS, representada por Verônica Abdala, salientou a importância dos três pilares para a sustentabilidade da BVS: cooperantes, rede de conteúdos, e ambientes fáceis para as informações permearem. Dessa forma, o maior desafio da BVS-Vet é o fortalecimento de sua rede de cooperantes com a finalidade de ampliar a divisão de responsabilidades, facilitando todos os processos de trabalho e de divulgação.

A possibilidade de parceria entre a BVS-Vet e a BVS Saúde Pública Veterinária/PANAFTOSA esteve em pauta, e as estratégias de apoio e colaboração entre as BVSs serão discutidas, em meados de outubro, em reunião a ser realizada em São Paulo.

Até o final deste ano, a BVS-Vet dará início ao processo de avaliação com vistas à certificação, pois todos os integrantes do Comitê Consultivo concordaram que a biblioteca virtual está bem estruturada e em perfeitas condições de conquistar o selo que irá validar este importante trabalho que vem sendo desenvolvido há quase 10 anos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.