BIREME publica versão 2016 do DeCS

decs2016-220x116Encontra-se disponível, desde 21 de março, a mais recente versão do DeCS (Descritores em Ciências da Saúde), o vocabulário controlado usado para a indexação de documentos de bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde, atualizado anualmente pela BIREME/OPAS/OMS como ação coordenada pela gerência AFI. A versão 2016 conta com 443 novos descritores

O DeCS é o vocabulário controlado usado para a indexação de documentos de bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) , incluindo a LILACS, MEDLINE, REPIDISCA, BDENF, BBO, entre outras. O DeCS foi construído a partir do conteúdo e da estrutura do vocabulário MeSH (Medical Subject Headings) da National Library of Medicine (NLM) dos EUA, com o diferencial de se apresentar em 3 idiomas (espanhol, inglês e português) e de ser constituído por outras quatro categorias conceituais próprias, além das 16 categorias do MeSH. Permite, assim, que a mesma terminologia seja utilizada para recuperar informação na área da saúde da região da América Latina e Caribe nos idiomas espanhol, inglês e português.

DeCS 2016

A versão 2016 conta com 443 novos descritores e com um aumento de 2,4% no número médio de sinônimos por idioma. Como destaque, foram incluídos dois descritores advindos das recentes preocupações mundiais quanto ao impacto do vírus Zika na saúde: Zika virus e Infecção pelo Zika virus. Também é digno de nota que o qualificador /uso diagnóstico foi eliminado na versão 2016 do MeSH e do DeCS.

Os novos conceitos foram distribuídos por 19 das 20 categorias do DeCS, já que a categoria Ciência e Saúde foi a única a não receber novos descritores esse ano. Os maiores aportes de descritores se deram nas categorias D-Compostos Químicos e Drogas (26% dos novos), G-Fenômenos e Processos (com 12%), A-Anatomia (com 9%), E-Técnicas e Equipamentos Analíticos, Diagnósticos e Terapêuticos (com 9%) e N-Atenção à Saúde (com 9%). Juntas, essas categorias receberam 65% dos novos descritores de 2016.

Para mais detalhes sobre a estrutura do DeCS 2016 visite a página do DeCS.

novosdecs2016-564x450

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.