,

Piauí promove a aproximação entre o conhecimento científico e a prática da saúde

IMG_0536Para discutir temas relacionados à lacuna entre o conhecimento e a prática, se realizou o III Congresso Internacional de Atenção Primária à Saúde em Teresina, Piauí, entre os dias 4 e 6 de maio, reunindo mais de 700 participantes entre estudantes, gestores e trabalhadores do Sistema Único de Saúde da região.

As apresentações, fóruns e oficinas abordaram temas relacionados à atenção primária à saúde, às Redes de Atenção, à Telessaúde e experiências de relevância estimularam as discussões sobre a práxis, o planejamento e o conhecimento em saúde de forma coerente, possibilitando uma integração e futuras parcerias entre as instituições – do serviço e acadêmicas, e programas federais, estaduais e IMG_0542municipais.

A conferência magistral do congresso foi realizada pelo Dr Ulysses Panisset, professor da Universidade Federal de Minas Gerais, e ex-colaborador da OMS, sobre o tema do congresso e reforçando que, se o conhecimento é global sua aplicação se dá no contexto local, e onde menos recursos se tem, como é a realidade do Estado do Piauí, mais se justifica o uso das evidências disponíveis nas decisões e políticas de saúde.

A BIREME foi representada por seu diretor, Diego Gonzalez, que proferiu uma palestra sobre a gestão da informação no contexto da Agenda 2030, onde enfatizou o grande desafio do século XXI de erradicar a pobreza e trabalhar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Manifestou como a informação, a evidência e o conhecimento são eixos transversais em todo este trabalho e o compromisso da OPAS/OMS com América Latina e o Caribe.

IMG_0523

Por sua vez, Verônica Abdala, também colaboradora da BIREME, ministrou a Oficina EVIPNet Brasil, em parceria com Dr. Jorge Barreto, pesquisador da FIOCRUZ. Cerca de 40 profissionais participaram da Oficina baseada na Metodologia SUPPORT para formulação de políticas informadas por evidências. A mortalidade materna no Piauí, que tem um dos índices mais altos do Brasil, foi o problema trabalhado nos exemplos e exercícios da Oficina. Tanto a metodologia como a dinâmica aplicada na Oficina, despertaram grande interesse e promoveu uma boa discussão entre todos, alunos e trabalhadores da saúde.

IMG_0513Destaque importante no evento teve os 50 Anos da BIREME, sendo mencionado na cerimônia de abertura e apresentado nos telões durante os intervalos das apresentações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.